Atualmente, o termo "Gótico" vem sendo mais utilizado pela sociedade atual, começou a virar moda e por isso, ou melhor, talvez por isso, a maioria das pessoas já tenham ouvido falar de alguma música, na arquitetura ou na literatura gótica, as pessoas começaram então a estarem mais habituadas com esse nome. Outro fator importante para esse reconhecimento sobre o nosso ideal, é pelo "visual" ... quem nunca viu um grupo ou pelo menos uma pessoa andando pela rua vestida totalmente de preto, usando crucifixos, ankhs, pentagramas, com piercings e cabelo fora do comum? Vendo por este lado, infelizmente as pessoas se iludem pensando que muitas destas, são realmente góticos,mas não sabem que o fundamento do goticismo é atitude, e não visual. Outras ideologias também usam muito o "preto" no seu visual, e entre elas existem sempre uma atitude que contradiz o que a sociedade atual impõe, fazendo que ela seja contra esta tal ideologia, mas o problema é que esse desfavorecimento é geral, e na maioria dos casos, o preto é jogado para os góticos, que estão cada vez mais sendo julgados de rebeldes da sociedade ou adolescentes mimados. Muitas pessoas não conhecem a cultura gótica, ainda existe muito preconceito com ela, e por não conhecer, as pessoas tem medo, e por terem medo, acabam julgando esse estilo de viver. E por causa disso, acabam influenciando na nossa própria ideologia, como por exemplo, o medo dos Neogóticos assumirem que são góticos, por terem medo da reação da sociedade sobre eles, transformando a ideologia dentro de si como se fosse uma vergonha.
Porque os Góticos agem desta forma?
Os Góticos em gerais são pessoas que sofrem ou sofreram por algo muito forte, ocasionando a sua transformação, e nesta transformação, vários outros caminhos se abrem, caminhos de sabedoria, força, inteligência que podemos seguir. O seu mundo fica cada vez mais melancólico, e geralmente tem uma fácil capacidade de se expressar, ou tem outros que se fecham por incapacidade de sentir. Buscam o individualismo que têm e abrem suas mentes para outros universos mais sensíveis ao mundo. Muitos dos góticos tem 2 caracteristicas marcante entre eles, aqueles que levam os seus sentimentos aos extremos ( sensíveis ) e aqueles onde a raiva ainda vaga pela mente, transformando eles em seres altamente frios, esses geralmente querem se distanciar de todos para que possam pensar sobre as suas vidas. Há alguns raros casos que a pessoa varia de característica dependendo do dia, dai é que vem o termo "inconstância gótica".
A Maioria dos Góticos vivem em busca da sua Lenda Sentimental, procurando nos seus sentimentos uma razão para viver, muitas vezes vendo que a razão é um bom caminho a ser seguidos em horas de necessidade. Outras seguem outros caminhos, usando outras fontes para que possam esquecer das dores que atormentam o seu coração. As vezes essas outras fontes são utilizadas de uma forma errada, como por exemplo o suicídio.
O que é Goticismo?
Gótico, em primeiro lugar, significa: relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o séc. III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao cristianismo. A primeira distorção do adjetivo data da renascença. Os italianos achavam que a arte clássica, que admiravam e procuravam reviver, fora corrompida na idade média pelos cristãos. Assim sendo, fizeram dos godos seu Bode-espiatório e taxaram pejorativamente toda arte medieval (cristã) de gótica, ampliando assim o sentido da palavra.
Durante os séculos em que foi moderna, a arte gótica era conhecida sob o nome de "opus francigenarum", o que significa "obra francesa" e indica bem a sua principal origem. Entretanto nos séculos XV e XVI com a Renascença e o entusiasmo pela antiguidade clássica, passou-se a considerar a Idade Média como uma época bárbara e obscura. Como os godos eram os bárbaros mais conhecidos, o estilo passou a se chamar gótico, ou seja, bárbaro por excelência, alcançando um sentido pejorativo e de profundo desprezo.
A arte gótica era muito conhecida pela arquitetura arrojada...
0 comentários:
Postar um comentário